Ajuda

Configurar controles

Para todos os jogos, você pode personalizar os botões dos controles. Para isso, basta clicar no ícone Depois essa tela irá aparecer:
print-controles-phantomsan

No topo da tela podemos ver qual controle estamos configurando. É possível configurar até 4 controles (ou 4 Players). Clique na aba “Player 2” para configurar os botões do controle 2 e o mesmo para os demais players.

Ao lado esquerdo da tela ficam os botões referente ao controle do console.

Ao centro temos duas colunas principais: Gamepad e Keyboard.

  • Gamepad – Controles conectados via USB, Bluetooth ou Dondle wi-fi.
  • Keyboard – Seu teclado, podendo ser um teclado externo USB, Bluetooth ou integrado ao dispositivo (de notebooks, por exemplo).

Ao lado direito encontramos os botões “Set” que define uma nova entrada para o botão do controle do console.

Na parte inferior da tela temos os botões:

  • Reset – Redefine os comandos para o padrão da emulação;
  • Clear – Limpa todos os comandos, permitindo inserir novos comandos e anulando algum indesejado;
  • Close – fecha a tela de configurações dos controles.

Um erro muito comum é confundir o botão do controle com o do teclado. No print acima, temos o botão A do controle mapeado com a tecla Z do teclado. Isso significa que, ao apertar a tecla Z dentro do jogo, é o mesmo que apertar o botão A do controle do console. Se você entendeu essa lógica, já consegue configurar todos os demais botões e se divertir, caso contrário, siga o exemplo a seguir:

Podemos usar o controle do Super Nintendo como base para configurar um determinado jogo.

Vamos usar como base o jogo Super Mario World. Você sabe que o botão B do controle faz o Mario pular, então se observarmos o mapeamento do Keyboard, a tecla X fará com que o Mario pule no jogo e segurando a tecla S fará o Mario correr.

Tendo essa base, você consegue configurar seu próprio padrão de teclas para substituir os comandos do controle do console.

Conectar controles Bluetooth/USB/Wif-fi (Dongle)

  • Controles USB – Plugue o controle em uma porta USB de seu dispositivo. Dependendo do seu sistema operacional, pode ser que você escute um som ou uma mensagem indicando que a conexão foi feita com sucesso.
  • Controles Bluetooth – Verifique se seu dispositivo possui a tecnologia Bluetooth e ative-a. Depois acione o modo de pareamento do seu controle – consulte o manual de instruções de seu controle ou pesquise pelo modelo na internet junto com a frase “modo de pareamento” ou “pair mode”. Abra as configurações do seu sistema operacional e procure por “Dispositivos Bluetooth” ou algo similar (depende do seu sistema operacional e idioma do mesmo). Clique em “Adicionar dispositivo” e procure o nome do seu controle na lista. Clique sob ele e aguarde a confirmação da conexão.
  • Controles Wi-fi – Conecte o dongle em uma porta USB do seu dispositivo e aguarde o som ou notificação de conexão. Geralmente não é necessário fazer nenhuma ação extra para esse tipo de conexão, porém drivers de sistema podem ser necessários em alguns casos (confira o manual de instruções do seu controle e sistema operacional).

ATENÇÃO: Dispositivos da marca Apple como iMac, iPhone, MacBook etc não são compatíveis com controles externos Bluetooth/USB/Wi-fi de outras marcas!

Configurar controles externos aos jogos

Na mesma tela de configuração de controles, clique em um dos campos da coluna “Gamepad” e pressione o botão de seu controle referente ao botão virtual do console. Exemplo: clique no primeiro campos do Gamepad referente ao botão A do console e pressione um botão do seu controle que fará referência a esse comando.

configurar-controles-phantomsan-1

Depois clique no campo referente ao botão B do console e depois no botão da mesma posição do seu controle. Faça isso com todos os botões e depois clique em “Close” para fechar a tela de configurações.

Teste os comandos no jogo e volte para fazer algum ajuste caso necessário.

Meu controle está conectado mas não funciona

Alguns controles mais antigos e de marcas mais genéricas podem não ser reconhecidos pelo emulador. Se esse for o seu caso, você pode mapear os botões do controle para uma tecla do seu teclado. Use o programa JoyToKey na página de Downloads para fazer isso e configure apenas as teclas do teclado para o controle que não funcionar diretamente.

Salvar progresso de jogo

Estado atual: para retornar ao exato local e momento onde o jogo foi salvo. Por exemplo: na porta de um chefe.
  • Clique no ícone e escolha um local para salvar o arquivo.
  • Quando quiser retornar ao jogo, clique no ícone e carregue o arquivo salvo.
Exportar progresso: funciona apenas para jogos que possuem sistema de salvamento interno, como Super Mario, Donkey Kong, jogos de Play Station ou outro que tenha algum tipo de Memory Card.
  • Clique no ícone para exportar e escolha um local para salvar o arquivo.
  • Quando quiser carregar o arquivo do jogo salvo, clique no ícone para importar o arquivo salvo. Escolha o arquivo que deseja carregar e reinicie o jogo clicando no ícone
  • Depois de passar pela tela de título, veja que o seu jogo aparecerá para fazer o loading como no console físico.

Requisitos mínimos de sistema

Você pode tentar rodar os jogos em dispositivos inferiores aos da tabela abaixo, porém pode ter uma experiência bem inferior ou até mesmo frustrante para alguns consoles como Nintendo 64, Nintendo DS e Play Station.

ConsoleSistema OperacionalProcessadorMemória RAMTipo de Memória ROMPlaca de Vídeo
ArcadeWindows/Linux/Android/MacOSIntel Core i3 (10ª-12ª gen) / Ryzen 3 5300U / 5300HS / 7320U2 GBHDIntel HD Graphics 4000 ou superior
Game BoyWindows/Linux/Android/MacOSIntel Core i3 (10ª-12ª gen) / Ryzen 3 5300U / 5300HS / 7320U2 GBHDQualquer GPU integrada moderna (Intel HD 2500+, Vega 3+)
Game Boy AdvanceWindows/Linux/Android/MacOSIntel Core i3 (10ª-12ª gen) / Ryzen 3 5300U / 5300HS / 7320U2 GBHDIntel HD Graphics 4000 / AMD Vega 3 ou superior
Game Boy ColorWindows/Linux/Android/MacOSIntel Core i3 (10ª-12ª gen) / Ryzen 3 5300U / 5300HS / 7320U2 GBHDQualquer GPU integrada moderna (Intel HD 2500+, Vega 3+)
Master SystemWindows/Linux/Android/MacOSIntel Core i3 (10ª-12ª gen) / Ryzen 3 5300U / 5300HS / 7320U2 GBHDQualquer GPU integrada moderna
Mega DriveWindows/Linux/Android/MacOSIntel Core i3 (10ª-12ª gen) / Ryzen 3 5300U / 5300HS / 7320U2 GBHDIntel HD Graphics 4000 ou superior
NintendinhoWindows/Linux/Android/MacOSIntel Core i3 (10ª-12ª gen) / Ryzen 3 5300U / 5300HS / 7320U2 GBHDQualquer GPU integrada moderna
Nintendo 64Windows/Linux/MacOSIntel Core i5 (10ª-12ª) / Ryzen 5 5500U / 5600U / 7530U8 GBSSD SATA ou NVMeIntel HD Graphics 520 / AMD Vega 6 ou superior
Nintendo DSWindows/Linux/MacOSIntel Core i5 (10ª-12ª) / Ryzen 5 5500U / 5600U / 7530U8 GBSSD SATA ou NVMeIntel HD 520 / Vega 6 ou superior
PlayStationWindows/Linux/MacOSIntel Core i5 (10ª-12ª) / Ryzen 5 5500U / 5600U / 7530U8 GBHDIntel HD 520 / Vega 6 ou superior
Super NintendoWindows/Linux/Android/MacOSIntel Core i3 (10ª-12ª gen) / Ryzen 3 5300U / 5300HS / 7320U2 GBHDIntel HD Graphics 4000 ou superior

Atenção: Para celulares, mesmo os top de linha podem apresentar problemas para consoles como Nintendo 64 e Nintendo DS. Para esses consoles, recomendamos o uso de um computador com os requisitos mensionados acima!

Tempo de carregamento

Os jogos rodam diretamente do seu navegador e ficam armazenados em cache para ser carregados na memória RAM (memória temporária). Então é necessário aguardar todo o download para o seu navegador da ROM. Jogos de 8 ou 16 bits são bem pequenos e não exigem uma conexão muito rápida para carregar quase instantaneamente, porém jogos de 32bits podem demorar bastante.

Veja uma média de tempo de carregamento dos jogos para cada console:

ConsoleTamanho médio de arquivoTempo médio para download
Arcade60MB30 segundos
Game Boy380KB5 segundos
Game Boy Advance10MB15 segundos
Game Boy Color800KB6 segundos
Master System200KB5 segundos
Mega Drive1.2MB10 segundos
Nintendinho150KB5 segundos
Nintendo 6425MB25 segundos
Nintendo DS64MB30 segundos
PlayStation700MB4~5 minutos
Super Nintendo4MB10~15 segundos

OBS: O tempo de download pode variar bastante dependendo da sua conexão e desempenho do seu dispositivo!

Índice